sábado, 30 de abril de 2011

Um Olhar Do Paraíso

E ai gente estão afim de uma sessão de filme e pipoca?! Hoje estou aqui pra dividir um desses momentos com vocês, então vamos a ele. Espero que gostem.



Baseado no Best-seller ‘The Lovely Bones’ da escritora americana Alice Sebold, é um filme que conta a emocionante e revoltante história de Susie Salmon, de 14 anos que foi estuprada e morta por Harvey, um vizinho da família, na sua volta da escola no dia 6 de dezembro de 1973. 
Esse filme faz a gente parar pra pensar, vendo os planos e sonhos sendo tirados de alguém que está começando a viver sua vida. Coisas que estão acontecendo diariamente não só na ficção, e então eu me pergunto: Qual o valor da nossa vida?! Se a gente pudesse prever o que está pra acontecer, acho que jamais deixaríamos nada pra amanhã. Nem aquela viagem, o sorriso, o carinho, ou aquele beijo ou muito menos aceitaríamos um convite sem saber aonde acabaríamos.
Acho que o ponto principal que percebi no filme, e que me trouxe até aqui é “Até quando podemos confiar em uma pessoa com o rosto conhecido, como um vizinho?!”. Nos dias de hoje, essa pergunta se faz bem presente. A violência está bem mais perto do que podemos imaginar. No filme Susie é convidada pelo vizinho a conhecer “um clubinho” que ele haveria feito para as crianças do bairro, ela inocente e por achar que podia confiar nele, acaba indo e dali não sai mais com vida. Ele havia planejado sua morte nos mínimos detalhes, conhecendo todos os seus passos.
Outro fato importante é a impunidade. Porque se demorou tanto tempo para se descobrir o assassino?! E no filme, nem é a polícia que chega até o criminoso, e sim Lindsay, a irmã de Susie, que começa a suspeitar das atitudes suspeitas de Harvey. Se pararmos pra pensar, a nossa justiça também é lenta, assim como no filme, em alguns casos demoram anos para ir a julgamento, com advogados usando recursos para que os criminosos consigam provar sua falsa inocência, ou diminuir o tempo de prisão.
Um outro lado bonito e bem explorado no filme é o espiritismo. Nele Susie fica em um lugar entre o céu e a terra, de onde tenta fazer justiça a sua morte. Ela é quem guia os passos de seu pai e sua irmã até o criminoso. De lá ela também tenta acalmar seus familiares e só consegue fazer sua passagem após tudo ser resolvido. Inclusive a parte dos seus sonhos de adolescente, o que dá um desfecho emocionante. 

Mas será que podemos acreditar que resolveremos tudo lá de cima, assim como ela fez?! Ou temos que pensar que a vida é aqui e agora e que não teremos outra chance?! Até quando vamos continuar vendo histórias assim acontecer?!

Com essas perguntas me despeço de vocês. E gostaria de saber o que você pensa sobre isso.

E pra ficar com mais vontade de ver o filme, ai vai o trailer: 



Por Lê Azevedo - @questao_opiniao

7 comentários:

  1. Pôxa Lê, me deixou com vontade de ver esse filme e fui na locadora hoje a noite....deixa pro póximo fim de semana. Gostei das suas colocações, seus questionamentos e te digo sinceramente que tudo isso é muito complicado, mesmo acreditando no espiritismo, não sei como agiria se acontecesse algo assim com alguém próximo. Outra questão que você abordou é a confiança em "conhecidos", poxa, ta cada dia mais difícil acreditar nas pessoas, confiar...
    Acho que ficou um pouco confuso, mas ta valendo né?
    Beijo Lê

    ResponderExcluir
  2. Eu assistir uma parte do filme.. mas li o release do filme antes de comentar e simplesmente fiquei fascinada e espero conseguir assistir ele todo...
    os questionamentos são bem reais mesmo e eu adorei a maneira de como você os colocou no texto, será é que a arte imitando a vida..ou a vida imitando a arte? já nem sei mais..o mundo anda tão confuso. Deixando de viajar e voltando pra abordagem do filme.

    A violência, impunidade e espiritismo... acho que o único que não sei me colocar é este último. A questão da violência eu já abordei no meu texto rsrs vou nem comentar mais... a impunidade realmente reina, até na ficção.. ainda existe aquele final onde o mal vence o bem, mas que bom que nesse filme a coisa não aconteceu assim..a Susie era uma menina tão linda..tão jovem cheia de sonhos :S
    Agora só uma coisa que eu queria questionar que você colocou ai... "casos demoram anos para ir a julgamento, com advogados usando recursos para que os criminosos consigam provar sua falsa inocência, ou diminuir o tempo de prisão." Um pouco defendendo minha área, rsrs.. todo mundo tem direito a um defensor.. e quanto este se faz presente, ele tem que fazer o seu papel..e seu papel é defender ou tentar amenizar a situação. Muitas vezes a culpa nem é do advogado que arranjar meios pra alguma coisa.. a nossa justiça, deveria ser..célere, mas se um dia você tiver a oportunidade de entrar num fórum verá que existe um abarrotamento de processos.
    Enfim.. eu também recomendo..o filme é lindo e faz abordagem sérias. Parabéns pela escolha :D

    ResponderExcluir
  3. aaahhh eu fiquei com vontade de ver esse filme!!!
    não lembro se já vi ele, mais lembro que vi o trailer!!
    é uma história linda *-*

    adorei o post Lê \o/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ainda nao assisti esse filme...mas tenho certeza de que é muito bom *-* A Le sempre faz ótimas escolhas, e é o ser mais sensível que já conheci no mundo! Amo muito =)
    Mas posso comentar aqui algo sobre um trecho do que a Le escreveu...O que temos feito com nossas vidas?! Ouvi ontem uma frase muito sábia, ela diz assim mais ou menos,que perdemos de viver o caminhos pensando sempre no fim dele...Geeenteeee, às vezes a melhor parte está no meio, e não no final!!!Esse tem sido meu lema, o lema da minha nova vida: VIVA O HOJE!! O amanhã é consequência do hoje, e o que você acredita também influencia, então,acredite que você pode fazer desse mundo, pelo menos o seu e de quem está ao seu redor, um mundo melhor! Tenha fé, esperança, amor...A violência não nos leva a caminho algum!!gentileza gera gentileza!!
    Beemm..nem vou comentar sobre a impunidade, porque me revolto muitoo com issoo! Confesso que esqueço um pouco meu lado dócil hehe
    Mas é isso! Minha opinião sincera!!E fica aí, pra vocês refletirem o que mais vale... Aguardar ansiosamente o amanhã, ou viver o presente deliciosamente, para poder desfrutar com mais prazer o resultado final??!! ;D Reflita!!
    Assisti um desenho que deixou uma mensagem bacana, o mestre de kung-fu dizia ao seu pupilo: O ontem já passou, o amanhã é um mistério e o hoje é uma dádiva...por isso se chama PRESENTE!

    AAHHH!! Depois que eu assistir esse filme comento aqui de novo ;D
    hehe

    @DanniBLima
    @questa_opiniao

    ResponderExcluir
  6. já vi esse filme, muito lindo, indico pra quem ainda não viu também.*-*

    ResponderExcluir
  7. eu assisti ao filme e considero que o problema não esta apenas na impunidade, a pessoas que tem muitos "problemas" mentais e oque me chamou a atenção foi isso, como aquele homem pode, mas não apenas na parte superficial mas sim mais a fundo, por que tanta necessidade de matar meninas desta faixa de idade coisas deste genero.
    O que oque o filme tenta retratar que menos a "justiça" da terra muitas vezes falhando a "justiça" divina nunca falha, ele destinou o caminho dele após fazer esta opção de assassinar meninas indefesas.
    Oque me deixou confusa na abordagem deste filme, foi o fato do lugar aonde ela esta (entre o céu e o inferno) onde ela tenta manter contato as vezes sim as vezes não, onde as coisas são confusas, onde sua amiga espiritual as vezes aparece as vezes não.
    Para mim o filme não deixou claro o por que de Susie não querer seguir em frente,pois se ela tinha necessidade de uma certa vingança ela não conseguiu efetiva-la de nenhuma maneira. A questão da menina que conseguia ve-la poderia ter sido mais explorada e um final bonito porem mais imaginário foi o grande primeiro e ultimo beijo de Susie.
    Para mim, um grande filme muito bem feito em seus efeitos mas com um propósito meio nebuloso e questões confusas.
    Espero que gostem do meu comentário =)
    Beijos

    ResponderExcluir