domingo, 24 de abril de 2011

Violência Urbana

O post de hoje é bem do nosso cotidiano. Violência, que antes era vista com pavor e pânico, e que hoje parece que as coisas se tornaram “normais” para boa parte da sociedade. Não estou me referindo a parte hipócrita de alto nível não, até porque essa  gente acha sempre está seguro, pois tem segurança 24hrs, casas com cercas elétricas e quando algo de muito grave acontece, a mídia está lá, presente pra fazer do ocorrido a maior e pior tragédia do País. Me refiro à massa que rala pra sobreviver, pra ter e ser e que em questão de segundos ver tudo se perdendo. Pessoas como eu, você, que estuda, trabalha, sonha com um futuro, tem amigos, dá valor ao dinheiro suado..e de repente ver vidas sendo tiradas, seja por qualquer motivo.. fútil. Vidas estiradas no meio de uma rodovia, praça, calçada..escola, como se fossem troféus de pessoas de má conduta. E o pior, é ver em volta pessoas que não se mostram nem um pouco horrorizadas com o fato, pessoas que se aglomeram apenas pra ver um corpo sem nenhum pouco de indignação. Não os culpo por essa atitude, é que realmente certas ações e acontecimentos viraram “rotinas”.
Hoje não existe mais diálogo. Mata-se por tudo e tão pouco. A vida perdeu o valor que tinha. Não se ver mais as pessoas chorando de felicidade por alguém que nasceu. Vêem-se pessoas revoltadas, indignadas com a impunidade. Nossas leis ultrapassadas não conseguem mais conciliar seu tempo de uso com o avanço da sociedade. E ai, tudo se complica.
Todo dia sai uma manchete “suja de sangue”. É o nosso cotidiano agora. É um mal que assola todo tipo de classe. E não estou me referindo apenas violência praticada por armas de fogo, objetos pérfuro-contundentes etc. Refiro-me a tudo que dá causa a esse ato. Drogas, brigas de trânsitos, crimes passionais, pessoas embreagadas, jovens sendo usados para o crime...enfim. Ao meu ponto de vista a violência começa daquilo que chamaríamos de Educação no sentido realista. Não adianta fazer políticas pra melhoria de infra-estrutura escolar, colocar crianças, jovens e adolescentes nestas, e aprender apenas que A + B vai se igual a C. Educação precisa ser entendida também como respeito, compaixão, saber ser humano.  Ou muito menos fazer mega operações convocando toda a força policial do País, fazendo com que programas de TVs façam parecer, gravações de cenas de filme de Hollywood. E também de que adianta toda esse circo montado, pra meses depois ver aqueles que foram presos fazendo coisas erradas, soltos.. ou presos de forma desumana? Ah, é a ressocialização.  No Brasil!
Indaga-se: Aonde vamos parar? Vamos ter que viver em casulos? Enjaulados? Você que é mulher e sonha em ser mãe, tem coragem de colocar um filho no mundo pra te tirarem, sem motivo algum? Ou vamos ter que nos basear em dados de um certo filme que fala de política criminais? De milícias? De corrupção? Homens de preto... Caveira! Será mesmo que é tudo ficção? Até quando vamos aturar que aqueles que nos representam continuem de braços cruzados, muito deles fazendo uso e abuso do dinheiro público, enquanto várias vidas são interrompidas? Ou vamos esperar que um ‘louco’ se vista de forma estranha, apanhe suas armas e mate todos que achar necessário? Nós sabemos que tudo começa porque boa parte da sociedade é desigual. Salário mesquinhos que mal dá pra pagar a feira do mês. Não justifico aqui que pra isso temos que matar, roubar. Mas se as coisas fossem mais iguais muitas situações seriam evitadas. O problema começa de cima, bem de cima.
Temos sim um modo de escolher não viver mais assim. Basta que cada um diga:” Eu cansei de viver numa sociedade cheia de hipocrisia.” Chega de ver tanto sangue.  Existem inúmeras idéias e projetos para erradicar a violência urbana, porém cabe a cada cidadão a tarefa de ser auto-analisar e tentar eliminar esse mal que assombra a todos nós e tudo seja suprimido pela raiz.
É questão de opinião, e eu dei a minha. Sugira a sua. Vamos mudar. O Brasil é muito mais do que armas, sangue e drogas. Ele é verde pelo brilho da natureza abrangida, amarelo por ser tropical..e pode ser branco se você também quiser PAZ.

Por Géssica Fong - @questão_opiniao

7 comentários:

  1. 'Para ser bem sincera, violência não é um dos meus assuntos preferidos =S Mas infelizmente, não podemos fechar os olhos diante da realidade.
    O mundo de hoje ensina que para atingirmos algo precisamos ser violentos e muitas vezes desonestos. Pelo menos, é o que eu vejo!
    Hoje em dia não vemos mais a delicadeza nas mulheres e tão pouco a gentileza nos homens, levam tão a sério a igualdade que poderiam matar-se,para provar quem é o mais forte.
    Nos dias de hoje, não encontra-se mais respeito pelo próximo,pelos sentimentos e por tudo que um dia já foi importante, e na minha opinião, é isso que gera a violência física.
    A partir do momento que o ser-humano não consegue respeitar nem a si mesmo, por qual motivo respeitaria o próximo?! Existem horas, que não consigo ver solução para a violência que nos abrange,mas ainda acredito em um ser humano capaz,forte e honesto, delicado e gentil, acredito que podemos mudar isso, se começar por nós.
    O amor é capaz de alterar um destino. Portanto, envolva-se mais com o amor! Não tenha medo de mergulhar em gentileza e delicadeza, isso o torna um ser humano de verdade! Verdadeiros homens e verdadeiras mulheres de valor. Arrisque! Vale a pena ;)

    Minha opinião singela.

    Danni

    ResponderExcluir
  2. Acho que primeiramente as pessoas deveriam se importar mais em mudar as coisas, não basta só ficar indignado e ficar de braços cruzados. O mundo precisa primeiro se conscientizar, voltar a agregar valores a suas vidas pra começar a mudar um pouco as coisas. Não adianta ficar esperando o governo fazer tudo sozinho. Até porque precisamos votar bem, para que este representante talvez pense como toda a população. Precisamos nos revoltar e exigir nossos direitos, a educação, saúde, igualdade entre a população, com salários mais justos, mais empregos,pra que talvez tirar as coisas dos outros não fossem tidos como mais fáceis.
    E isso tudo se muda com educação, com projetos de segurança, de criação de empregos, de salários justos. E realmente isso começa bem mais em cima!
    As coisas precisam mudar e urgente! Precisamos abrir os olhos, reclamar nossos direitos, ajudar a policia no seu trabalho, e tudo mais que pudermos fazer. Nada vai pra frente sozinho. E o medo não leva ninguém a lugar nenhum!

    ResponderExcluir
  3. Bom lá vou eu! Reescrever! Não sei o q aconteceu! Mas vamos lá!
    É complicado tentar entender os motivos para cometer um ato de violência, se é que eles existem!
    O que me vem a cabeça agora é o "meu mundo"! Onde trabalho recebemos a "escória" da sociedade! Exemplos? Prostituas, estupradores, assassinos, ladrões, usuários de drogas ...
    E comentando o tema principal do blog, VIOLÊNCIA! Sou obrigada a questionar!
    Me ajudem!
    Como conter a revolta dos meus colegas e até a minha própria, diante de um estuprador que foi tratar sua doença lá no hospital! A vítima? 13 anos! Como fazer que a família da vítima não reproduza um ato violento em repulsa ao indivíduo que causou tamanho desastre na vida de uma adolescente? Como fazer com que a própria adolescente não venha a cometer outros atos violentos como forma de "justificativa" para o que aconteceu consigo?
    E o criminoso? Que vem de uma família que abusava sexualmente dele? Que ficou a mercê de uma sociedade hipócrita e cheia de preconceitos enraizados? Que pensa da mesma forma que sua vítima poderá pensar! "Aconteceu comigo, vou fazer igual!"
    Infelizmente somos seres humanos e possuímos sentimentos! Bons e ruins! Em grande parte somos polidos, o que não significa que no fundo não tenhamos o desejo consciente de cometer um ato de violência! Pela polidez nos contemos!
    Mas e os que não pensam dessa forma? Os que apenas reproduzem?
    Punição!!! Clarooo! Concordo! Mas o nosso sistema carcerário é falho! E quem entra aprendiz de criminoso, sai pós doutorado no assunto!
    Mudar! Mudar conceitos? Mudar opiniões? Mudar visões? Claro! Como? Através do conhecimento! Onde conseguir esse conhecimento? Na educação! A pública? "Ah vah!"
    Aquele indivíduo que tenta estudar, tem acesso ao que o poder público oferece! E o que ele oferece? A alienação! Ou será que é interessante que seus eleitores tenham acesso ao conhecimento?
    Ai viajei! Voltando!
    O que me intriga é o fato da maior parte das pessoas assumirem uma postura de "eu luto para isso mudar" quando na verdade nem se importa com o que acontece ao seu redor!
    Enfim! O ocorrido no Realengo, o estuprador que foi tratar sua doença com os impostos pagos pelo contribuinte, ou o meu vizinho que foi esquartejado por ter um carro importado são demonstrações do que acontece e sempre aconteceu nesse país, desde sua colonização!
    Índios e negros foram "arrancados" de seus "habitats" para construir um país! E o que vemos é a simples reprodução do que aconteceu a mais de 500 anos atrás! Os "bons costumes", a "boa educação" cultivada pela alta sociedade da época é que iniciou esse processo de violência em nosso país! Claro existe no mundo todo! Mas o foco é aqui!
    Então pergunto! Como mudar? O que fazer?
    Quem são os confiáveis para que isso tenha um basta?
    Eu me cansei! Cansei de tentar entender, ou justificar ou até mesmo acreditar que um dia a solução surgirá! Incrédula no amor, na bondade, e no perdão!
    Acredito na reação! Infelizmente reagimos a tudo nessa vida, às vezes de forma amena e outras mais agressivas, alguns usam da sã consciência para segurar seus instintos e outros entram para a classificação de "incapaz mentalmente"
    E como diz Lulu Santos: "assim caminha a humanidade"...
    Como ensinar o ser humano a ser mais humano?
    Se acreditar que o ser humano é ser bondoso então os conceitos estão errados! Somos construídos de ódio, amor, raiva compaixão, tédio, ânimo, dor, alívio, inveja, admiração... O equilíbrio é que é complicado de administrar!
    Viajei né?
    Mas aí é que está a genialidade! Vem do caos!

    ResponderExcluir
  4. As pessoas a cada dia deixam de ser menos humanas...

    Adorei a abordagem sobre o assunto!

    =*

    ResponderExcluir
  5. Bom..eu acho que posso me posicionar novamente, num posso?
    Então.. uma falou do amor nas pessoas, outra falou do não esperar do governo fazer tudo sozinho...e a última misturou tudo e fez uma salada.
    OK.. ninguém nasce bonzinho ou mal.. não acredito nessa concepção de que vem de "herança" materna ou paterna a formação do indivíduo que eu ouvir um dia desses na tv.. sim! Acredito eu que algo deva ter acontecido na infância, adolescência ou até mesmo ontem...mas voltamos a era dos canibais é isso? E vamos fazer olho por olho dente por dente novamente?
    Sentimento seja ele qual for é algo que a gente cultiva, porque acha que deve ser cultivado.. hoje não importa se é amor [ até porque se você perguntar qual o conceito de amor pra alguém hoje em dia..ele vai tá muito diferente daquele escrito no dicionário...a não ser que seja clichê.. ].. ou não importa que seja ódio..raiva.. as pessoas sempre reagem de forma inesperadas para um mesmo fato. Por exemplo: vi crianças.. na internet glorificando o ato do carinha do Realengo.. ok.. como disse cada um reage de uma forma. Mas vem cá.. é isso que estamos querendo passar pra uma nova geração? que fatos como esses sejam visto como atos de heroísmo de alguém que foi abusado na infância? é complicado manter o equilíbrio emocional das pessoas..isso é..
    Outra coisa.. apostar nas leis do nosso País hoje em dia.. parece que não é muito confortável pra boa parte.. mas será que se a gente começar a querer entender como e pra quê elas funcionam as coisas não andariam? claro que é uma bola de neve.. o que se cultiva hoje..será visto no amanhã.. aconteceu a sei lá quantos anos atrás..reflexo do ontem? talvez.. mas o mundo não está em perfeita sintonia..nunca esteve e muda a todo instante.. será que paramos no tempo e não mudamos? são questionamentos que nem eu, nem você, nem ninguém vai obter ou ter a audácia de falar com certeza as respostas. Isso a gente vai ver com atitudes. Acredito que se boa parte quiser mudar, se aqueles que colocamos no poder fizerem seus trabalhos direitos, algo pode mudar, nem que seja 0,1% mas muda.. Eu descrevi o tema com um tom meio revoltante, mas não para conquistar e mudar o mundo, eu sou minoria, mas vejo que viver no medo de sair de casa sem saber se volto vivo porque tem alguém querendo praticar atos de má conduta! Não poder usar seus objetos pessoais porque alguém vai te roubar na primeira esquina! não poder mais amar, porque se você deixar aquela pessoa ela pode te esquartejar..! Não poder buzinar, porque senão tu morre.. mas vem cá buzina foi feita pra que mesmo?
    Enfim.. atitude começa de dentro..de cada um. Ignorância não quer dizer tolerância.

    ResponderExcluir
  6. Eu também acho que começa de dentro, cada um tem que querer mudar, foi isso que eu disse, tbm não basta achar que as coisas estão erradas e ficar sentado esperando que os outros façam as mudanças, comece por você! Se cada um fizer realmente a sua parte, fizer mesmo com vontade e de verdade as coisas podem melhorar. Não que seja da noite pro dia. As coisas são revoltantes sim, diante de um abuso, um assasinato, um massacre, um ato de loucura, você fará o mesmo?! E aonde vai a mudança?! Acho que nessas horas devemos cobrar a justiça, realmente saber pra que serve nossas leis ajuda e muito. Eu acho que é muito melhor a pessoa pagar pelo que ela fez, mais pagar msm, não com cestas básicas, trabalhos sociais não, mais realmente tirar das ruas quem não faz bem a sociedade, do que pagar na mesma moeda! Vamos mudar as coisas começando por nós mesmos, onde moramos, as pessoas a nossa volta, só assim um dia veremos a mudança no mundo!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que post mais sério Geeh!!
    realmente, tá difícil conviver hoje em dia, com tanta violência.. tanto moral, como verbal e tals!
    Minha mãe assiste Datena aqui em Sampa TODO SANTO DIA, e eu vejo cada crime que até penso: É SÉRIO MESMO? oO'

    Teve um esses dias, que o cara já tinha assaltado o menino e voltou só pra dar o tiro na cabeça dele pra ele morrer.. =/
    Sério.. eu saio de casa com o coração na boca ultimamente!!!

    Muito bom esse tema..
    Sempre temos que abrir os olhos pra realidade de hoje!!
    VAMOS ACORDAR BRASIIIIIIIL

    Ju Zanardi*

    ResponderExcluir